Estação Rupestre de Campelo


ESTAÇÃO RUPESTRE DE CAMPELO

Sítio composto por três afloramentos de granito, na encosta do monte Farinha. O primeiro destacado na envolvente devido às suas grandes dimensões, possui uma superfície bastante irregular, marcada por relevos, fendas e ângulos, gravado por picotagem e abrasão, com uma organização compositiva muito complexa, integrando círculos concêntricos, reticulados e paletes, entre outros, entendendo-se, praticamente, por toda a face superior e integrando as irregularidades da rocha na própria configuração das gravuras.

O segundo, atualmente desaparecido, distava do primeiro cerca de 20 metros para NNO. De pequenas dimensões e pouco saliente no terreno, tinha um único motivo gravado, constituído por várias circunferências concêntricas, como “fossete” central e haste ondeada.

O terceiro, junto do primeiro, possui gravadas diversas paletes quadrangulares e covinhas.

Nas escavações realizadas na envolvência dos penedos recolheu-se um dormente de mó de vaivém, um fragmento de ponta de seta e algumas cerâmicas, de feitura manual, de partes grosseiras, aparentemente enquadráveis na idade do bronze.

 

Cronologia: Pré-história


Comentários