Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais

Capela do Senhor



CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Situada no centro da Vila, este pequeno Templo é datado do séc. XVI. De nave e capela-mor rectangulares, com uma fachada principal terminada em empena. Apresenta uma porta também rectangular, que parece substituir uma mais antiga, provavelmente a original, de arco redondo. Na sineira, colocada no telhado, existe um relógio de sol granítico.

Com planta longitudinal com nave única e capela-mor, em eixo e sacristia adossada de Oeste. Fachada principal com pilastras nos cunhais coroadas por pináculos e rematada na empena por cruz sobre acrotério, rasgada por portal de verga reta encimado por janela, retaguarda. Vestígios de um arco pleno e do encosto da cobertura de um alpendre são aí visíveis. Na fachada E, ao nível do beiral, eleva-se a sineira de uma ventana, em arco pleno. Interior com coro-alto com balaustrada e escadas de madeira, dois retábulos de talha policroma rocaille colocados de ângulo a ladear o arco triunfal, pavimento em taburnos, com tampas de madeira e tetos em caixotões de madeiras com molduras douradas e pintura alusivas ao Antigo Testamento. Capela-mor forrada com azulejos estampilhados de cor azul, amarela e branca, com retábulo de talha policroma, maneirista e pintura a fresco na parede testeira, representando S. Francisco das Chagas de S. Cristóvão, coma data de 1588, alusiva à sua realização. Nas obras de recuperação do interior, realizada em 2003, foram postas a descoberto cerca de 20 sepulturas, retangulares, com molduras em granito e albergando ossadas. Até ao séc. XIX, a capela possui alpendre sustentado por colunas. Em 1853 há referência a obras de recuperação deste alpendre do qual restam vestígios do encosto na fachada principal.

Cronologia: Época moderna

Topónimos: Capela do Senhor




Comentários