CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM RECUSA TRANSPORTE

CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO RECUSA TRANSPORTE AOS CONTRIBUINTES IDOSOS.

Mais uma vez a Câmara Municipal recusou ceder transporte à Freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto para a realização do seu passeio anual com os idosos da Freguesia. Não é uma situação invulgar, nem que cause uma grande admiração à Freguesia de Mondim. Tal situação não é inédita e já ocorre há alguns anos, socorrendo-se o município de um falacioso argumento para justificar esta rejeição: o facto de organizar um passeio anual com os idosos do Concelho. Ora, é bom recordar que a iniciativa de organizar passeios com idosos nasceu e floresceu com a junta de Freguesia, no primeiro mandato de Fernando Gomes, ainda a câmara nem pensava no valor e importância destas iniciativas. Aliás, quando se lembrou de o fazer, procurou seguir um modelo já implantado na Freguesia de Mondim de Basto, a que se soma, por exemplo o almoço de Natal dos Idosos.

Nada nos move contra as iniciativas da Câmara Municipal. No entanto, não nos associamos à sua iniciativa, porque este modelo de organização não corresponde àquele que nós privilegiamos – um contacto direto e uma relação de proximidade, que não se estabelece num passeio desta natureza. Há dinâmicas estabelecidas que não merecem ser interrompidas, quando são bem conseguidas. Por conseguinte, nesta nossa perspetiva as Juntas de Freguesia pela relação de proximidade com os seus idosos rentabilizam melhor estas iniciativas.

Todavia não podemos deixar de lamentar a atitude do Município. Os idosos desta freguesia são tão importantes como os das restantes Freguesias e merecem que o Município os respeite na mesma proporção dos benefícios que atribui aos outros. Mais paradigmático é verificar que a Autarquia cede os autocarros para grupos organizados de ocasião para festas de casamentos, para assistirem a espetáculos musicais de artistas, manifestações políticas, a todo o género de iniciativas de grupos públicos e privados. Está no seu pleno direito, embora não percebamos esta lógica, nem estes interesses.

O Executivo da Junta de Freguesia de S. Cristóvão de Mondim

Mondim de Basto, 11.05.2016